O maior órgão do corpo humano é a pele, pois reveste toda superfície externa do corpo. Ela possui função imunológica e metabólica além de ter papel fundamental no âmbito social e interativo, pois produz a imagem e a identidade corporal.
http://www.bodynet.com.br/professornatan/Produto/colageno-way-midway
O envelhecimento da pele é um evento natural que acomete a todos. Não tem como ignorar e fugir, porque em algum momento no ciclo da vida ele se manifesta, seja através de sua aparência ou por alguns outros sinais e sintomas.
A verdade é que não há como impedir o avanço da idade, assim como o aparecimento de rugas, flacidez da pele, pele seca, manchas, mas é possível sim, retardar esses efeitos com a introdução de um agente eficaz para a manutenção da pele antes e durante o envelhecimento 1,2,3.
O colágeno é conhecido por desempenhar um papel fundamental nos processos de metabolismo da pele e envelhecimento. Experimentos e ensaios clínicos têm demonstrado efeitos excepcionais dos suplementos dietéticos de colágeno sobre a saúde da pele 3.
A presente revisão se embasa em investigações científicas atuais para identificar a importância do colágeno no fortalecimento, estrutura e elasticidade da pele.
Colágeno
O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todos os organismos multicelulares. É a mais abundante proteína animal, constituindo um quarto do total protéico, e o principal elemento fibroso da pele dos mamíferos, ossos, tendões e dentes. Está presente em quantidade variáveis em quase todos órgãos e contribui para exercer ação de suporte na estrutura geral dos tecidos 5.
Colágeno é a maior classe de proteína fibrosa insolúvel encontrada na matriz extracelular e nos tecidos conectivos, como a derme, por exemplo. É uma família de proteínas relacionadas, geneticamente diferentes, cuja principal função é estrutural. O colágeno mantém íntegro a estrutura fibrilar, ao mesmo tempo em que esconde os sítios potenciais que dão origem a eventos celulares 1,3,7.
Pele fina e enrugada, estrias, manchas, flacidez e perda de elasticidade são sinais típicos de uma pele senil. Isso ocorre devido a menor produção de colágeno e elastina, substâncias viscoelásticas que renovam as células da pele e permitem a flexibilidade da mesma 6.
A perda de colágeno ocorre a partir dos 30 anos, resultante de uma diminuição da atividade metabólica dos fibroblastos, que são as células responsáveis por sua síntese. Então, o que fazer para recuperar a pele jovem? Simples, aumentar a quantidade de colágeno na derme por meio de substâncias naturais que impulsionam a produção de colágeno natural 6,8.
Estudos demonstraram que a ingestão de peptídeos de colágeno induz o aumento da densidade dos fibroblastos e a maior formação das fibras de colágeno na pele de porcos e ratos. Além disso, estudiosos identificaram no sangue e no tecido cartilaginoso a presença de peptídeos de colágeno, após a ingestão de colágeno hidrolisado (CH), esclarecendo o processo de absorção desta proteína. Observaram também efeitos positivos da ingestão de CH no crescimento de cabelos e unhas 6.
Resultados de pesquisas comprovaram que o colágeno bovino e seus derivados aumentam as propriedades adesivas de fibroblastos humanos normais, reduzem mudanças relacionadas ao envelhecimento da matriz extracelular estimulando os processos no tecido da pele, não desencadeiam afeitos citotóxicos e induzem a biossíntese de colágeno 6,8.
Considerações Finais:
Tratamentos estéticos são atualmente fundamentados em evidências e se unem à nutrição de acordo com os avanços das pesquisas na área da nutracêutica. O cuidado para manter uma pele bonita e saudável é uma luta do grande público feminino.
Enfatiza-se que o colágeno apresenta significância estatística em relação ao uso oral, absorção pelo organismo e redução de mudanças relacionadas ao envelhecimento da matriz extracelular. O uso de estratégias eficazes como a suplementação de colágeno devem ser estimulado em todo o público feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário